O Rally Regularidade e a Copa T&B

A Copa Trancos & Barrancos é uma competição de rali de regularidade – uma das modalidades do automobilismo. O local de prática é qualquer lugar onde haja trilhas e estradas de terra de uso público e principalmente reflorestamentos privados.
Os praticantes são pessoas com vocação off-road, que possuam veículos 4×4. A competição é disputada por duplas, sendo um piloto e um navegador.
Os diferenciais do rali de regularidade são a surpresa, os imprevistos, a superação de limites e a velocidade.
Os competidores desconhecem o caminho a ser percorrido, bem como os tipos de obstáculos naturais que enfrentarão, como, por exemplo, pedras, erosões,
trechos arenosos, travessias de rios, etc. Ou seja, a cada quilômetro uma surpresa diferente e com os mais diversos graus de dificuldades – baixo, médio e alto (isso dependerá bastante das condições geográficas da região onde a prova será realizada).

Na Copa Trancos & Barrancos participam apenas carros 4×4, que são conduzidos por pilotos e navegadores (formam uma dupla), e juntos batalham pela vitória da etapa, e na soma total, pelo título de uma temporada. Para isso, é preciso superar os obstáculos cumprindo rigorosamente a velocidade (km/h) indicada na planilha de navegação – nem mais, nem menos. Difícil, não?

Os roteiros possuem em média 100 quilômetros e são percorridos em aproximadamente 5 horas. Ao longo do trajeto, existem PCs (Pontos de Controle virtuais por GPS), que fiscalizam se os participantes estão cumprindo a velocidade determinada. Se a dupla passar no tempo adiantado, perde ponto; se passar atrasada, perde ponto. Vence a dupla que perder menos ponto, ou seja, mais “regular”.

A orientação do percurso a ser seguido e a velocidade a cumprir são feitas pelo navegador através de uma planilha – espécie de mapa que é lido durante toda a prova, contendo informações sobre as condições do caminho, índice de dificuldade, distância entre obstáculos e mudanças de direção. Para alcançar o primeiro lugar do pódio, o piloto precisa conduzir o veículo de forma segura e equilibrada, a partir das informações que recebe de seu navegador.

O rali de regularidade é a modalidade que mais cresce dentro do fora-de-estrada nacional, tanto que grandes marcas apostam em campeonato multi-marcas para fidelizar seus públicos, a exemplo da Mitsubishi Motors, Troller e Suzuki. O número de adeptos e proprietários de veículos 4×4 cresce a passos largos; existe uma legião de fãs ávida por aventura e novas emoções.